Por que a influência não para no story?
Primeiramente, o marketing de influência seguia uma fórmula básica: produto + publi = engajamento ou pelo menos, essa era a expectativa. Entretanto, em 2025, essa abordagem evoluiu. Então, Atualmente, os influenciadores não se limitam à simples divulgação, eles participam do projeto com cocriação e autenticidade.
Ademais, eles participam ativamente da criação dos produtos, contribuem para estratégias de comunicação e integram todo o processo de desenvolvimento, frequentemente assinando linhas que carregam sua própria identidade e propósito.
Além disso, parcerias isoladas, vivemos a era da cocriação entre marcas e criadores de conteúdo. Assim, tanto os influenciadores quanto as marcas colhem benefícios: enquanto os primeiros consolidam sua autoridade, as marcas ganham em relevância, autenticidade e alcance orgânico.
O que é cocriação com influenciadores?
Anteriormente, a participação dos influenciadores limitava-se a emprestar o rosto para a divulgação. Agora, contudo, a cocriação envolve sua presença ativa em todas as etapas: desde o conceito inicial e seleção de ingredientes até o design da embalagem e construção da narrativa da campanha. Dessa forma, o influenciador passa a ser parte integrante do produto.
Em geral, não é apenas emprestar o rosto ou o alcance, é construir algo genuíno, com propósito e personalidade.
Na realidade não é só falar sobre o produto, o influenciador é parte dele.
Karol Conká para Avon; Representatividade negra
Como isso funciona tão bem?
- Autenticidade real
Em geral, o público percebe quando é apenas “mais um publi” e quando há envolvimento de verdade. Sendo assim, a conexão fica mais forte e mais honesta. - Engajamento natural
Neste momento, o influenciador cocriou o produto, ele fala com entusiasmo, propriedade e paixão. Isso se reflete no conteúdo e na resposta da audiência. - Sentimento de pertencimento
A comunidade que acompanha o influenciador sente que também faz parte da jornada, é como se todos participassem da criação. - Resultados reais de venda
Enfim, esse modelo converte e muito, os produtos cocriados costumam esgotar rapidamente, justamente pela conexão emocional e pela narrativa bem construída.
Sendo assim, fica evidente a necessidade de se discutir no campo da publicidade: cocriação e autenticidade.
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Fonte:
GOVERNO DA BAHIA. Karol Conká é estrela da nova campanha da Avon com foco em representatividade negra. Governo do Estado da Bahia, 28 mar. 2024. Disponível em: https://www.ba.gov.br/mulheres/noticia/2024-03/4612/vai-ter-representatividade-negra-sim-karol-conka-e-estrela-de-nova-campanha-da. Acesso em: 10 abr. 2025.
NIELSEN. Relatório Anual de Marketing 2024: Estratégias de ROI e a importância das mídias sociais. Nielsen, 2024. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/news-center/2024/nielsen-releases-its-2024-annual-marketing-report-surveying-global-marketers-on-roi-strategies/. Acesso em: 10 abr. 2025.
GOVERNO DA BAHIA. Karol Conká é estrela da nova campanha da Avon com foco em representatividade negra. Governo do Estado da Bahia, 28 mar. 2024. Disponível em: https://www.ba.gov.br/mulheres/noticia/2024-03/4612/vai-ter-representatividade-negra-sim-karol-conka-e-estrela-de-nova-campanha-da. Acesso em: 10 abr. 2025.
iFood estreia videocast “Cachorrada Cast” com Gil do Vigor. iFood, 2023. Disponível em: https://institucional.ifood.com.br/noticias/ifood-estreia-videocast-cachorrada-cast-com-gil-do-vigor/. Acesso em: 10 abr. 2025.
YOUPIX. Quem somos. YOUPIX, 2024. Disponível em: https://www.youpix.com.br. Acesso em: 10 abr. 2025.
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