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Vencer não é para todos: O marketing esportivo polêmico da Nike

Nike e alta performance são praticamente sinônimos, com seu posicionamento consolidado, a marca, através de estratégias de marketing esportivo, construiu uma identidade sólida no universo da competição. Com seus diversos patrocínios de atletas de ponta em segmentos variados, a Nike tem como tradição estampar seu icônico símbolo nos uniformes de quem frequenta os pódios. E, além disso, existe uma campanha específica que dialoga diretamente com algo que tem viralizado nas redes sociais.

A rotina de alta performance dos influencers. Ao entrarmos no TikTok ou no Instagram, nos deparamos com diversas pessoas que acordam às 04:00 da manhã e seguem uma rotina fora da realidade do senso comum. E a Nike, por sua vez, vende esse estilo de vida há tempos, utilizando o marketing esportivo como ferramenta central para essa narrativa.

Am I a Bad Person? (Eu sou uma pessoa ruim?)

Associar a Nike a campanhas polêmicas sobre performance não é novidade. Temos um exemplo clássico de quando a marca retirou assentos de bancos de praça para incentivar a atividade física, acrescentando “corra” nos assentos. Então, em sua nova campanha, Winning Isn’t for Everyone (Vencer não é para todos), não seria diferente. A marca aborda um assunto delicado e, ao mesmo tempo, atual, devido à crescente publicação de conteúdos de rotina de pessoas “comuns”.

“Fazer tudo para vencer me torna uma pessoa ruim?” “Ser obsessivo, egoísta, me torna uma pessoa ruim?” “Eu não estou contente, tenho obsessão pelo poder.” Essas são frases comuns da campanha. Mas, longe de serem apenas polêmicas, elas refletem uma visão de mundo onde o alto desempenho é exaltado. E o marketing esportivo da Nike se aproveita dessa ambiguidade para construir uma imagem de força e determinação.

Quem vende essa ideia?

Estrelando essa campanha, temos diversos atletas conhecidos por serem campeões em seus esportes, e que sempre competem em um nível alto. Nomes como as estrelas do basquete Kobe Bryant e LeBron James, o atacante da seleção francesa de futebol Kylian Mbappé e a tenista americana Serena Williams personificam esse espírito competitivo.

Além disso, esses rostos representam mais do que excelência atlética: eles traduzem a mensagem do marketing esportivo da Nike, onde vencer é quase uma missão pessoal, e talvez, nem todos estejam preparados para ela.

O motivacional que funciona

A Nike utiliza uma estratégia, conhecida na publicidade, como dionisíaca. Essa abordagem mexe com as emoções do consumidor, o motiva e, através de afirmações intensas de vida e instintos humanos, afirmadas pelos seus atletas, constrói um vínculo emocional poderoso.

Porque, quando esses atletas falam, o público escuta com atenção. E, assim, com o fechamento do comercial trazendo a frase “Vencer não é para todos”, a ideia de dedicação extrema é reforçada. Então, de forma implícita, a campanha sugere que, quem vence, usa Nike. Temos um exemplo claro de como o marketing esportivo pode moldar percepções, inspirar atitudes e ainda vender um produto.
Fazer de tudo para vencer, faz de você uma pessoa ruim?

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