Quando o assunto é supermodelo, um nome em específico já surge em mente , afinal, ela é tão gigante que precisa de uma categoria só dela. Sim, estamos falando de Gisele Bündchen — ou melhor, da única über model do mundo. Mas… o que é isso, exatamente?
Tá, mas o que significa “über model”?
Über é uma palavra alemã que significa “acima de” ou “além de”. E no mundo da moda, foi usada para definir um nível que vai além das supermodelos.
Com isso, podemos entender que Gisele não é só uma top model e por isso, precisou até mesmo de um novo termo para classificá-la. Ela se tornou um fenômeno que ultrapassou as passarelas e se tornou um ícone global,
Por que só a Gisele tem esse título?
Gisele Bündchen não só dominou o mundo da moda, como basicamente reinventou ele. No final dos anos 90, as passarelas estavam tomadas pelo estilo “heroin chic”, modelos super pálidas, magras e quase sem expressão.
Gisele era o contrário de tudo isso e chegou chamando atenção com a pele bronzeada, corpo saudável, longos cabelos esvoaçantes e muito carisma.
A chegada da Gisele criou uma nova era no mundo da moda e foi crucial para a “dominação” das modelos brasileiras nas passarelas internacionais.
E por que ninguém mais virou uma über model?
Nos dias atuais, é ainda mais importante destacar que ser über model não é sobre quantidade de seguidores ou engajamento nas redes sociais.
É sobre construir um legado que vai além da moda, atravessa gerações e muda a cultura pop. É sobre construir uma imagem consolidada, longe de notícias polêmicas e negativas que fujam da imagem apresentada nos palcos da moda.
Muitas modelos incríveis vieram depois de Gisele, mas nenhuma gerou impacto cultural e relevância global, como a brasileira, que soube construir e manter sua imagem pessoal como sua própria marca, sem deixar de também se conectar com seu público e impactar as pessoas, para além dos ensaios fotográficos ou passarelas.
Ser über model é ser única — e talvez seja por isso, que só ela conseguiu o título.
Deixe um comentário