Fórmula 1 dispara na corrida do patrocínio no esporte
A Fórmula 1 vive um momento de ouro fora das pistas. Em 2024, as 10 equipes da principal categoria do automobilismo mundial arrecadaram US$ 2,04 bilhões em contratos de patrocínio , consolidando-se como uma potência global no marketing esportivo. Dessa forma, o número a coloca na vice-liderança entre as ligas esportivas que mais arrecadam com patrocinadores, ficando atrás apenas da NFL (US$ 2,49 bilhões), mas superando MLB, NBA, NHL e MLS.
O valor do contrato é o maior do mercado
Embora tenha um número significativamente menor de contratos (340, contra 3.466 da NFL), a F1 liderou em valor médio:
cada patrocínio na categoria vale, em média, US$ 6,01 milhões quase oito vezes mais que a média da liga de futebol americano (US$ 745 mil). Essa métrica destaca o alto grau de valorização comercial que a F1 oferece às marcas, especialmente pelo alcance internacional e pelo posicionamento premium do esporte.
Setores que aceleram os investimentos
Por meio do levantamento da SponsorUnited revelou os cinco setores que mais movimentaram patrocínio na F1 em 2024:
- Tecnologia: US$ 543 milhões
- Financeiro: US$ 379 milhões
- Utilidades: US$ 204 milhões
- Vestuário & Acessórios: US$ 160 milhões
- Automóveis: US$ 122 milhões
Além disso, segmentos como eletrônicos, games, bebidas, construção civil e indústria tradicional somaram outros US$ 354 milhões , mostrando uma diversidade de marcas que enxergam valor no patrocínio esportivo por meio da Fórmula 1.
Novas marcas, novos horizontes
Portanto, as projeções para 2025 são ainda mais otimistas. Grandes conglomerados globais como
Grupo LVMH (luxo), Nestlé (alimentação), PepsiCo (bebidas) e Santander (finanças) já anunciaram acordos com equipes da categoria. Com isso, o crescimento da presença de marcas de alto padrão no grid reforça o posicionamento da F1 como vitrine estratégica do marketing esportivo global.
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